Começa a fase de julgamento do Prêmio IGP de Jornalismo e Justiça
Os números da primeira etapa do concurso colocam o Prêmio IGP no mesmo nível das maiores premiações jornalísticas do Brasil
O concurso, voltado para jornalistas profissionais vai premiar as três melhores reportagens de 2020, que destaquem decisões jurídicas com impacto positivo nos direitos fundamentais.
A fase de inscrições foi encerrada no dia 25 de outubro e o resultado surpreendeu toda a equipe de organização. Na sua primeira edição, o site do Prêmio recebeu quase 150 inscrições. Esse número equipara a iniciativa do Instituto de Garantias Penais aos maiores prêmios de jornalismo do país.
“Esse número, sem exagero, é um sucesso absoluto”, afirma o jornalista Filipe Coutinho, responsável pela equipe de triagem. “Em termos de qualidade, o prêmio também é um sucesso absoluto. Os principais veículos impressos, as maiores emissoras de TV e veículos especializados, nacionais e internacionais se inscreveram.”
O 1º Prêmio IGP de Jornalismo e Justiça foi criado para estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos que abordem temas relativos à Justiça e Liberdade. Além disso, o prêmio ressalta a importância da imprensa na difusão de informações relevantes para a sociedade e na manutenção da própria democracia brasileira.
Para escolher as três melhores reportagens, que destacaram decisões da Justiça sobre liberdade, garantias fundamentais e o Estado democrático de Direito, o IGP formou uma comissão com cinco nomes notáveis do jornalismo e do fazer jurídico.
Ela Wiecko | Subprocuradora-geral da República
Mauro Campbell | Ministro do STJ e do TSE
Débora Duprat | Subprocuradora-geral da República aposentada
Gustavo Ribeiro | Defensor Público Federal no STF
Daniella Goulart | Jornalista e professora universitária
Acompanhe as novidades, nas redes oficiais do IGP.
ETAPAS
1. INSCRIÇÃO: até 25 de outubro.
Dois jornalistas com experiência reconhecida foram responsáveis pela triagem das inscrições
2. ESCOLHA DOS VENCEDORES - JURI NOTÁVEL: até 26 de novembro.
Banca julgadora composta por uma comissão de notáveis especialmente convidada pela diretoria do Instituto.
3. DIVULGAÇÃO DE VENCEDORES: 27 de novembro.
4. PREMIAÇÃO: entre 28 de novembro e 4 de dezembro.
Comentários