top of page
Buscar
  • Foto do escritorInstituto de Garantias Penais

PRÊMIO IGP DE JORNALISMO E JUSTIÇA

Começa a fase de julgamento do Prêmio IGP de Jornalismo e Justiça

Os números da primeira etapa do concurso colocam o Prêmio IGP no mesmo nível das maiores premiações jornalísticas do Brasil

O concurso, voltado para jornalistas profissionais vai premiar as três melhores reportagens de 2020, que destaquem decisões jurídicas com impacto positivo nos direitos fundamentais.

A fase de inscrições foi encerrada no dia 25 de outubro e o resultado surpreendeu toda a equipe de organização. Na sua primeira edição, o site do Prêmio recebeu quase 150 inscrições. Esse número equipara a iniciativa do Instituto de Garantias Penais aos maiores prêmios de jornalismo do país.

“Esse número, sem exagero, é um sucesso absoluto”, afirma o jornalista Filipe Coutinho, responsável pela equipe de triagem. “Em termos de qualidade, o prêmio também é um sucesso absoluto. Os principais veículos impressos, as maiores emissoras de TV e veículos especializados, nacionais e internacionais se inscreveram.”

O 1º Prêmio IGP de Jornalismo e Justiça foi criado para estimular e valorizar a produção de trabalhos jornalísticos que abordem temas relativos à Justiça e Liberdade. Além disso, o prêmio ressalta a importância da imprensa na difusão de informações relevantes para a sociedade e na manutenção da própria democracia brasileira.

Para escolher as três melhores reportagens, que destacaram decisões da Justiça sobre liberdade, garantias fundamentais e o Estado democrático de Direito, o IGP formou uma comissão com cinco nomes notáveis do jornalismo e do fazer jurídico.

Ela Wiecko | Subprocuradora-geral da República

Mauro Campbell | Ministro do STJ e do TSE

Débora Duprat | Subprocuradora-geral da República aposentada

Gustavo Ribeiro | Defensor Público Federal no STF

Daniella Goulart | Jornalista e professora universitária

Acompanhe as novidades, nas redes oficiais do IGP.

ETAPAS

1. INSCRIÇÃO: até 25 de outubro.

Dois jornalistas com experiência reconhecida foram responsáveis pela triagem das inscrições

2. ESCOLHA DOS VENCEDORES - JURI NOTÁVEL: até 26 de novembro.

Banca julgadora composta por uma comissão de notáveis especialmente convidada pela diretoria do Instituto.

3. DIVULGAÇÃO DE VENCEDORES: 27 de novembro.

4. PREMIAÇÃO: entre 28 de novembro e 4 de dezembro.




66 visualizações0 comentário
bottom of page